PSDB – PE

Racionamento de energia à vista: governo admite essa e outras medidas para reduzir consumo

luzesApós afirmar que “Deus é brasileiro” e que não há risco de faltar energia, ao comentar apagão que atingiu 11 Estados e o Distrito Federal na segunda-feira (19), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu a possibilidade de o governo adotar racionamento ou outras medidas para tentar reduzir o consumo.

“Mantido o nível que temos hoje dos reservatórios, temos energia para abastecer o Brasil. É óbvio que, se tivermos mais falta de água, passarmos do limite prudencial de 10% nos nossos reservatórios, aí estaremos diante de um cenário que nunca foi previsto em nenhuma modelagem.”

Segundo ele, o limite de 10% é o estabelecido como mínimo para funcionamento das usinas. “A partir daí teríamos problemas graves, mas estamos longe disso.”

Segundo os dados mais recentes do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste, os mais importantes para geração hídrica no país, estão em 17,43%. O Nordeste está com 17,18%, e o Norte, com 35,2%. O Sul está melhor, com 67,17%.

Reportagem completa está na edição desta sexta-feira (23/01) da Folha de S. Paulo.

Ver mais