Recife (PE) – “Vim aqui tratar de mais um capítulo dessa história de luta: o sistema Pirangi está na etapa final de seu processo de licitação e no dia 26 será conhecida a empresa que vai iniciar as obras” comemorou a deputada estadual Raquel Lyra (PSDB-PE) na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa em sessão nesta terça-feira (26).
A tucana tem se dedicado a discutir e lutar pela melhoria da situação hídrica de Pernambuco. Além da proposição de audiências públicas, tem acompanhado de perto pendências e soluções implementadas.
“A estiagem deve ser combatida com medidas colaborativas e parceiras. Não adianta ações pontuais para suprir a demora da finalização das obras da Transposição do São Francisco, prometida pelo governo federal. A situação é grave e ainda temos muito a conquistar. O sistema Pirangi é uma grande conquista, mas continuarei acompanhando atentamente esse processo”, comprometeu-se.
O sistema Pirangi, que tem financiamento do Banco Mundial, será responsável pela captação de água do Rio Pirangi, em Catende, na Mata Sul do Estado, para incrementar o Sistema da Prata. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) espera que em oito meses o sistema fique pronto.
O aumento da oferta de água beneficiará os municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, além de distritos da região. “Caruaru finalmente vai sair do rodízio no abastecimento de água com o incremento de 300 litros de água por segundo”, comemora a deputada.