
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), sancionou a lei 5.914 – denominada de ‘Parada Segura’ – que garante às mulheres o direito de embarque e desembarque em transporte público fora das paradas obrigatórias, no período noturno, mais precisamente após às 20 horas. Uma equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres do município realizou nesta sexta-feira (24/11) uma panfletagem nos principais pontos da cidade com o objetivo de informar as mulheres sobre o direito adquirido.
Pela lei, se o direito da mulher for desrespeitado, ela deve denunciar a empresa e procurar a Secretaria de Políticas para Mulheres. “A lei garante às mulheres da cidade e do campo o direito de pedir parada em qualquer lugar do trajeto do ônibus e o motorista não pode se recusar a atendê-la. Vamos trabalhar pelo cumprimento da lei, mas, se necessário, iremos até a empresa para cobrar que o serviço seja garantido e o direito das mulheres respeitado”, informou a secretária de Polícias para Mulheres, Perpétua Dantas.
Para a ambulante Aparecida Souza, a sansão da lei é uma vitória porque traz mais tranquilidade para as mulheres. “Sempre chego em casa depois das 22 horas, sempre com a preocupação de ser assaltada ou sofrer uma violência ainda pior. Eu nem sabia que tinha esse direito. Agora estou tranquila. Me sinto mais segura em descer próximo à minha casa sem escutar ‘gracinhas’ do motorista do ônibus ou de passageiros. A ‘Parada Segura’ é um avanço para nós mulheres”, afirmou.
Dúvidas sobre a ‘Parada Segura’ na Secretaria de Políticas para Mulheres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na Rua Padre Antonio Tomás, 40, Maurício de Nassau.