O real passou a ser a quarta moeda com maior desvalorização em comparação ao dólar, considerando o total de 47 moedas negociadas no mercado à vista de Forex (câmbio internacional), no acumulado de 2015. A depreciação da moeda brasileira ocorreu devido a forte aceleração do dólar nas duas primeiras semanas de fevereiro. No fim de janeiro, o real ocupava a 23º no ranking de perdas ante o dólar.
Segundo as informações do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira (19), o dólar já acumulava alta de 6,6% em relação ao real. Dados levantados pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, apontaram quea valorização só é inferior à registrada pelo dólar ante a naira da Nigéria (+11,46%), a coroa da Suécia (+7,48%) e o dólar do Canadá (+7,14%).
De acordo com a reportagem, a percepção em relação ao Brasil mudou devido à declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ele disse que não tem a intenção de manter o câmbio “artificialmente valorizado”. Para a maioria dos investidores, o comentário foi uma indicação de que o governo pretende deixar o câmbio livre.
As notícias do risco de racionamento de água e luz e à desconfiança sobre a capacidade de o governo cumprir a meta para as contas públicas em 2015, elevaram o pessimismo em relação ao Brasil. Com isso, os investidores buscaram segurança do dólar.
Clique AQUI para ler o texto na íntegra.