PSDB – PE

“Recife, dinheiro (do) bem-estar para cobrir os custos do estádio”, diz Corriere Della Sera

betinhoO jornal italiano Corriere Della Sera traz longa reportagem sobre sobre as arenas no Brasil construídas e/ou reformadas para a Copa 2014. Num capítulo dedicado à Arena Pernambuco, a publicação destaca os questionamentos feitos pelo deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) à decisão do governo de Pernambuco de remanejar recursos do programa social “Chapéu de Palha” para a Arena PE.

Eis a matéria:

A manutenção é cara, mesmo em Recife, palco da última Copa das Confederações Itália já jogou, e venceu, em ousadia 4 a 3 contra o Japão. Sexta-feira 20 junho, vamos voltar para o desafio nacional Costa Rica, na reunião que o papel deve ser mais favorável aos meninos Prandelli.

Embora o estádio já está em funcionamento há um ano e já recebeu muitos eventos, incluindo jogos e shows, irá gerar uma perda estimada de 40,8 milhões de reais que o Governo de Pernambuco pensa subtraindo 23,8 milhões para cobrir o programa de apoio social ” Chapéu de Palha “.

– É um orçamento que é utilizado para complementar o salário dos cortadores de cana-de-açúcar durante o período de coleta de pausa”, disse o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), contrário a este movimento do governo.

– É um absurdo para remover o suporte para os trabalhadores, especialmente os mais humildes, para pagar o estádio.”

A notícia causou alvoroço entre o público Pernambuco, especialmente após os eventos do ano passado, quando milhões de brasileiros saíram às ruas para protestar contra os custos exorbitantes do mundo à custa do Estado-Providência.

O esquema funciona no palco de uma parceria público-privada (PPP), onde o governo assumiu o compromisso de conceder a Arena, a Odebrecht por 30 anos e participa de ambos lucri que as perdas.

– Ele não foi levado nada a ninguém”, diz Ricardo Leitão, secretário estadual da Copa do Mundo. “O montante previsto para o programa será o mesmo Chapéu de Palha do ano passado.

O Governo tinha planejado aumentar para vinte milhões, mas depois decidiu que não havia necessidade. Em Pernambuco há investimento em saúde, educação ou a assistência social foi reduzido devido à Copa “, explica. Mas agora tem sido feito o erro de comunicação.

O governo queria aumentar o apoio aos trabalhadores. Agora ele não vai. Ele vai ter que explicar isso para as centenas de milhares de cidadãos que, no ano passado eles lotaram as ruas de todo o Brasil para denunciar o desperdício e os custos exorbitantes de este cálice. Em cem dias, vamos saber como eles tomou.

*Leia íntegra no AQUI

**Reportagem traduzida AQUI

Ver mais