PSDB – PE

Relator vê crime de responsabilidade e dá parecer favorável ao impeachment de Dilma

26005590900_71fff29bc1_zO deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator da comissão especial que analisa o impeachment de Dilma Rousseff, apresentou, na tarde desta quarta-feira (6), parecer favorável ao afastamento da presidente.

O parlamentar concluiu, em relatório de 130 páginas, que a petista de fato cometeu crime de responsabilidade com as pedaladas fiscais feitas por seu governo.

Um dos parlamentares do PSDB presentes à reunião da comissão, o deputado Caio Narcio (MG) afirmou que o relatório de Arantes “confirma tudo o que já se sabia” sobre as irregularidades cometidas pela presidente. Para o tucano, a decisão do relator será acompanhada tanto pela comissão especial quanto pelo Congresso Nacional.

“Hoje existe uma maioria esmagadora na Câmara para fazer a votação favorável ao impeachment, e dentro da comissão nós temos muita tranquilidade de que o relatório do Jovair Arantes vai ser apoiado com uma maioria muito folgada, o que só confirmará a vontade dos brasileiros de afastar esse governo”, destacou o deputado.

No documento, Jovair Arantes fundamentou sua decisão em dois crimes de responsabilidade cometidos por Dilma: a abertura de créditos suplementares por decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional – as chamadas “pedaladas fiscais” – e a contratação ilegal de operações de crédito.

Para Caio Narcio, além dos crimes apontados pelo relator, existem várias outras irregularidades praticadas pelo governo que são passíveis de punição.

“Dilma começou o segundo maior escândalo de corrupção da história do planeta, promoveu um assalto à mão armada nas empresas, usou a presidência da República para obstruir a Justiça, tem feito da presidência um instrumento para apoiar um projeto de poder nefasto, atrapalhou a vida de tantos brasileiros, criou uma crise econômica sem precedentes. Tudo isso é um pacote de malfeitos, em que o Brasil perdeu 20 anos na brincadeira de um governo corrupto e mentiroso”, criticou. “O crime das pedaladas e de responsabilidade é apenas um de tantos outros que aconteceram”, completou o tucano.

A maioria dos 65 deputados que integram a comissão especial do impeachment deve aprovar, na próxima segunda-feira (11), o relatório apresentado pelo parlamentar do PTB. Após a decisão da comissão, o texto sobre o afastamento de Dilma seguirá para o Plenário da Câmara, que deve votar o impedimento de Dilma de forma definitiva no próximo dia 17.

*Leia íntegra do relatório clicando AQUI

Ver mais