Um novo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta segunda-feira (25), aponta Jaboatão dos Guararapes entre os seis municípios do Estado que comprometem menos de 48,6% de sua receita corrente líquida (RCL) com a folha de pessoal, enquadrado assim no percentual considerando ideal pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Com a situação confortável, Jaboatão está comprometendo 48,35% da RCL com a folha, figurando na boa condição, conforme o Tribunal de Contas, junto com Ipojuca (também na Região Metropolitana), Agrestina (Agreste), Santa Filomena (Sertão), Serrita (Sertão) e Canhotinho (Agreste). A capital Recife aparece no estudo com comprometimento de 49,96%, figurando assim no grupo dos municípios que estão abaixo do limite fixado pela LRF (54%).
Não é a primeira vez que Jaboatão figura em situação confortável, de acordo com os levantamentos do TCE. No relatório anterior, divulgado no início do ano e relativo ao período de janeiro a agosto de 2015, a mesma situação foi apontada para o município.
A secretária da Fazenda e Planejamento, Mirtes Cordeiro, diz que o resultado é fruto de muito planejamento, organização, metas bem definidas, além de compromisso com a gestão pública.
Mirtes destacou, ainda, que o “bom planejamento” posto em prática em Jaboatão compatibiliza com as demandas da população com as orientações e limites impostos pelos órgãos de controle, seguindo as determinações do prefeito Elias Gomes (PSDB).