Ao chegar ao seminário promovido pela bancada do PSDB na Câmara, nesta sexta-feira (30/01), o líder do partido na Casa, Antonio Imbassahy (BA), adiantou que a oposição vai propor, pelo menos, quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) neste início de Legislatura no Congresso Nacional. As comissões devem investigar irregularidades na Petrobras, no setor elétrico, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e nos fundos de pensão.
A primeira deve retomar as apurações do Congresso sobre os escândalos de corrupção que afundam a Petrobras. A segunda proposta é para apurar a crise do setor elétrico – marcada pelos apagões e reajustes estratosféricos das contas de luz. “A presidente Dilma foi a principal gestora de energia por 12 anos. Deu no que deu: o Petrolão. Ela chegou a ir à televisão para garantir que o setor era robusta e que a conta seria reduzida. Nada disso está acontecendo. É preciso saber o que ocorreu”, disse Imbassahy.
O PSDB também vai propor as investigações sobre financiamentos suspeitos conduzidos por instituições oficiais -o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além das operações consideradas nebulosas dos fundos de pensão.
*Da Liderança do PSDB na Câmara