PSDB – PE

São Paulo recebe recursos do Ministério das Cidades para obras de mobilidade

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), autorizou nesta quinta-feira (19/10) contratos para andamento das obras de extensão da Linha 9, a Esmeralda de Grajaú até Varginha, iniciando a liberação de recursos do “PAC da Mobilidade” para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O ato de assinatura foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

O valor total previsto para a extensão da Linha 9-Esmeralda é da ordem de R$ 790 milhões, dos quais R$ 500 milhões foram comprometidos pelo Governo Federal, verba que agora começa a ser liberada por meio do PAC da Mobilidade.

“As obras de mobilidade urbana, como a Linha 9 do metrô de São Paulo, merecem todo nosso empenho, pois irão facilitar o acesso de milhares de pessoas aos vários pontos da cidade, diminuindo o tempo gasto no trajeto de casa para o trabalho”, disse o ministro Bruno Araújo.

Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a intervenção garantirá mais opções de transporte para a população. “O grande desafio da cidade de São Paulo é a mobilidade urbana. Agora, com essa liberação de recurso, estamos garantindo mais meios de transportes e mais conforto para toda população”.

Pacto da Mobilidade

A participação do Ministério das Cidades no projeto é resultado do Pacto da Mobilidade criado por meio da Portaria nº 223 de 24 de abril de 2014. O objetivo do programa é permitir a acessibilidade e mobilidade para os moradores da região sul do município paulista, além de facilitar o acesso a todos os centros de serviços da metrópole.

*Com informações do Ministério das Cidades

Ver mais