PSDB – PE

Segurança pública será questão central no governo de Aécio Neves

Candidato a presidente da Coligação Muda Brasil pretende estender, aos demais estados do País, o Detecta, sistema de monitoramento de crimes com o objetivo de reduzí-los, adotado com sucesso pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP)

 


aecio-papo-reto-bh-marcos-fernandes-131-300x200O candidato à Presidência Aécio Neves (Coligação Muda Brasil) cumpriu agenda em São Paulo, nesta sexta-feira (12), e reafirmou seu compromisso de tornar a Segurança Pública um ponto central do seu governo.

Além da garantia de execução do orçamento para o setor e de mais policiamento nas ruas, Aécio se comprometeu com medidas que assegurem o controle das fronteiras do Brasil, evitando assim a entrada de drogas e armas no País.

O presidenciável esteve em São Paulo com o governador do Estado, candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), conhecendo de perto o programa Detecta, sistema de monitoramento criminal do governo tucano.

Aécio ressaltou os resultados positivos do programa de redução da criminalidade e anunciou que pretende incorporá-lo ao seu programa de governo como mais uma medida concreta e objetiva de combate à violência.

Veja o depoimento do candidato Aécio Neves:

Eu posso dizer que já apresentamos as principais medidas que vamos tomar na área de segurança pública, desde a garantia da execução do Orçamento, passando pela colocação de mais policiais nas ruas, garantindo um controle mais efetivo das nossas fronteiras por onde entram as drogas e as armas, que vêm tirar vidas no Brasil, e estamos incluindo o Detecta, a experiência do governo de São Paulo, pelos resultados extremamente positivos que ela vem trazendo. Por meio desse nosso programa queremos levar esse mesmo sistema, com esse software, com equipamentos, para as médias e grandes cidades brasileiras.

É a tecnologia e a inteligência a serviço da segurança pública dos brasileiros. Segurança pública é, para nós, uma questão central. Estamos assumindo o compromisso com a reforma do código penal. Compromisso com a descentralização das ações e parcerias efetivas com os estados. É sempre importante lembrar que apenas 13% dos investimentos em segurança pública vêm da União. Queremos aumentar a participação no conjunto dos investimentos em segurança pública, e o Detecta é um programa de alto benefício, porque o investimento não é tão grande comparado com os benefícios que ele traz.

Estamos incorporando, por sugestão do governador Geraldo Alckmin, na nossa proposta, vamos definir as grandes cidades brasileiras que terão e chegaremos até às médias cidades. Portanto, é mais uma ação concreta, objetiva, de um programa de governo coerente com a nossa história de combate à criminalidade. Minas Gerais, ao longo de todos os oito anos que fui governador, foi o Estado que, do ponto de vista proporcional, mais investiu em segurança pública no Brasil. E onde estamos colhendo os melhores resultados de diminuição de criminalidade é exatamente no governo de São Paulo com os resultados das ações do governo Alckmin. Parceria é o caminho correto em substituição da terceirização de responsabilidades, que é a principal marca deste governo, na questão da segurança pública. É inaceitável que um governo que vê os crimes crescerem no país, com 56 mil assassinatos no ano passado, tenha executado menos de 40% do orçamento do Fundo Nacional de Segurança e cerca de menos de 10% do Fundo Penitenciário. É uma clara demonstração de descompromisso com a vida, com a preservação de segurança e com o combate da criminalidade.

Ver mais