PSDB – PE

Seminário sobre Desenvolvimento Urbano – Preparatório para o 3° Congresso do PSDB – 20/08/2007 – Curitiba, PR

Em seminário, tucanos criticam falta de políticas para as cidades   
      
   Prefeito de Curitiba denuncia inação do governo federal  
      
   Curitiba (20 de agosto) – A falta de políticas do governo federal para o desenvolvimento urbano integrado das cidades brasileiras foi uma das principais críticas levantada por parlamentares e lideranças tucanas durante o seminário sobre o tema realizado nesta segunda-feira pelo PSDB em Curitiba. De acordo com o prefeito da capital paranaense, Beto Richa, não existe política nacional para as grandes conglomerações urbanas. Essa realidade tem obrigado os prefeitos de cidades como a governada pelo tucano a tomar iniciativas para resolver problemas como o planejamento dos transportes coletivos e de gestão dos resíduos sólidos.

NOVO PACTO FEDERATIVO

Richa disse que as administrações municipais convivem “com a centralização de recursos no governo federal e a descentralização de problemas para as prefeituras”. Na opinião do presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), a falta de planejamento leva ao crescimento desordenado das cidades, fator diretamente responsável pelo altos índices de violência urbana.

A situação dos pequenos e médios municípios é igualmente crítica, segundo o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES). O parlamentar lembrou que apenas 1 mil dos 5,7 mil municípios brasileiros têm capacidade de realizar investimentos próprios e dar conta da infra-estrutura local, como construir escolas. Para o ex-prefeito de Vitória (ES), o país precisa rediscutir o pacto federativo para criar tanto instâncias de planejamento e de ação públicas acima dos municípios como nas localidades dentro das grandes cidades.

Por sua vez, o ex-deputado federal Euclides Scalco, um dos fundadores do PSDB, lamentou o que chamou de “desastre de oito anos da administração do PT no governo federal”. “Tenho dito que vamos precisar de uma geração para consertar o país por conta daquilo que o PT faz no governo”, afirmou o tucano, acrescentando que a esperança para resolver isso mais rápido passa pelo trabalho das lideranças do PSDB.

O seminário Desafios e Propostas para a Construção de Cidades Sustentáveis foi encerrado no início da noite com a presença de algumas das principais lideranças do PSDB, entre elas o governador de São Paulo, José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, além do líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio. Esse foi o quinto seminário preparatório para o III Congresso do partido, que deve ocorrer em novembro em data a ser definida.

Ver mais