Proposta de autoria de Bruno Araújo diminui burocracia e estimula a cooperação entre as universidades e as empresas para poder competir em um mercado globalizado
Brasília – O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015, do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da Oposição, que impulsiona o avanço da pesquisa científica, a qualificação tecnologia e a inovação ao reduzir a burocracia e incentivar a colaboração entre as universidades e as empresas. A matéria vai agora à sanção presidencial
“A ciência, tecnologia e inovação (CT&I) não vem alcançando os resultados necessários ao desenvolvimento econômico e social do país. Tampouco tem conseguido exercer com plenitude seu potencial considerando a qualidade de grande parte das instituições de pesquisa e a capacidade inovadora do setor empresarial por falta de políticas do governo de fomento, indução e incentivo à CT&I”, apontou Araújo.
O deputado lembrou também que o mercado globalizado e a velocidade da informação em nível mundial exigem que o Brasil desenvolva, em níveis de excelência, a produção nacional.
“É urgente que haja constante inovação, criação de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e processos, culminando em aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), geração de novos empregos, circulação de riquezas e, em consequência, aumento de arrecadação que se reverte em prol de todas as demais políticas públicas, alimentando-se um círculo virtuoso”, reforçou o líder.
* Da assessoria da Liderança da Minoria