Brasília – O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que o PSDB exige a exclusão da Venezuela do Mercosul. “Vamos levar nosso protesto para que o governo atue junto aos órgãos do bloco para a exclusão da Venezuela do Mercosul, por desrespeito afrontoso aos compromissos e cláusulas democráticas”, afirmou, cobrando uma postura firme do Brasil nessa questão.
A decisão saiu depois de uma reunião na manhã desta sexta-feira (19) dos oito parlamentares que fizeram parte da missão diplomática do Senado Federal, um dia depois de eles viverem momentos de tensão ao tentarem visitar presos políticos na Venezuela, e de serem impedidos por bloqueios e manifestações.
O tucano disse ainda que os parlamentares vão fazer uso de todos os meios jurídicos, políticos e regimentais para que a presidente Dilma Rousseff e seu governo tomem a responsabilidade de fazer valer os compromissos assumidos, avalizados pelo Congresso Nacional, para garantir as cláusulas democráticas. “A Venezuela não respeita as cláusulas democráticas. Não há democracia com opositores presos, imprensa cerceada, violência nas ruas contra manifestantes que pensam ao contrário do governo”
E o embaixador sumiu…
Aloysio também afirmou que nem o embaixador brasileiro naquele país, Ruy Pereira, nem o ministro-conselheiro que o acompanhava estavam com os senadores no veículo que era agredido por manifestantes. Depois de chegarem ao Brasil, o tucano soube que o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, à uma comissão de deputados, relatou que eles não estavam junto aos senadores por determinação do palácio do planalto.
“Receberam ordens do governo brasileiro para não nos acompanhar. Então, nosso objetivo não é o embaixador, nem o ministro-conselheiro, é o governo brasileiro. É quem mandou.”
*Da assessoria do senador