Com o apoio do Governo Albano Franco, através da Secretaria de Estado da Ação Social e Trabalho, o Estado de Sergipe estará participando no período de 19 a 28 deste mês de abril, da Feira de Utensílios Domésticos no Parque do Anhembi, em São Paulo. Segundo o Secretário Roberto Góes, os artesãos sergipanos irão expor seus produtos em uma área de 30 metros quadrados no evento que reunirá cerca de 500 mil pessoas durante o período de realização da Feira, que é uma das mais importantes do País para o artesanato brasileiro.
Estarão fazendo parte da delegação sergipana que participará da Feira de Utensílios Domésticos no Parque do Anhembi, em São Paulo, os produtos artesanais produzidos por artesões dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaianinha, Poço Verde, Poço Redondo, Simão Dias, Lagarto, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros e Canindé do São Francisco. A Feira faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Artesanato Brasileiro-PAB, que recentemente doou ao Estado de Sergipe um Caminhão para que os trabalhos artesanais de Sergipe possam ser mostrados em feiras itinerantes.
O coordenador do setor de Artesanato do Núcleo de Apoio ao Trabalhador, César Moreira, é quem irá chefiando a delegação de Sergipe que participará da Feira de Utensílios Domésticos, que se realizará em São Paulo, no período de 19 a 28 de abril, a pedido dos próprios artesãos. Moreira entende que essa Feira irá contribuir e muito para o desenvolvimento do comércio de produtos artesanais de Sergipe em todo o País e até mesmo no exterior, uma vez que a exposição será visitada por pessoas e comerciantes tanto do Brasil como de outros Paises. O Coordenador esclarece ainda que além dos artesãos irão também acompanhando a delegação sergipana na Feira de Utensílios Domésticos no Parque do Anhembi, em São Paulo, técnicos da Secretaria de Estado de Ação Social e Trabalho, que fazem parte das ações que são desenvolvidas no setor artesanal em Sergipe.
CARTEIRAS
Continua sendo entregues por todo esse mês de abril, as novas carteiras dos artesãos que foram recadastrados em todo o Estado de Sergipe. Segundo o setor de artesanato do Núcleo de Apoio ao Trabalhador, foram inscritos para recadastramento mais de 5 mil artesãos em todo o Estado.
Foram aprovados nos testes de certificação cerca de 1.200 artesãos. Mas, apenas pouco mais de 120 já receberam as novas carteiras, as quais garantem ao artesão o direito de comercialização sem a cobrança de impostos. As novas carteiras têm um visual de identificação mais perfeito e de fácil utilização