PSDB – PE

Sob à proteção do PT: Petistas serão testemunhas de Vaccari no escândalo do petrolão

vaccari_preso2

Brasília – A defesa do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, arrolou como testemunhas de defesa o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), o relator da CPI da Petrobras, deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), e o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

Vaccari está preso e é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo as denúncias, ele é um dos protagonistas do esquema de corrupção instalado na Petrobras, descoberto pela operação Lava Jato da Polícia Federal.

A decisão da defesa de Vaccari de definir os petistas como testemunhas foi contestada pelo juiz Sérgio Moro, que conduz a operação. O magistrado questionou a efetividade dos depoimentos, lembrou da dificuldade de se interrogar agentes públicos e indagou se os petistas não atuariam somente com “propósitos abonatórios”, segundo reportagem sobre o assunto produzida pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), que integra na Câmara a CPI que apura os desvios na Petrobras, tem opinião similar à de Sérgio Moro.

“Tudo indica que esses serão depoimentos inócuos. A contundência das provas que há sobre o procedimento criminoso de Vaccari é grande. São provas que demonstram que ele foi um operador de primeiro escalão numa rede mafiosa que assaltou a Petrobras em benefício do seu partido”, destacou o paramentar.

Ver mais