PSDB – PE

Standard & Poor’s rebaixa nota da Petrobras

Sede_PETROBBrasília (DF) – A agência de classificação de risco Standard &Poor’s (S&P) rebaixou a nota de crédito da Petrobras em dois graus. A nota da estatal passou de BBB- para BB, com perspectiva negativa. O grau, considerado especulativo, ficou abaixo ainda da nota do próprio país (BB+). As informações são do portal G1 desta quinta-feira (10).

De acordo com a reportagem, a ação de rating ocorreu um dia após o rebaixamento da nota de crédito soberano do Brasil, que perdeu o selo de bom pagador na classificação da S&P.

A agência é a segunda a rebaixar a Petrobras. Em fevereiro, a Moody’s já havia classificado a estatal em grau especulativo, como reflexo da preocupação com as investigações de corrupção, atraso na divulgação do balanço auditado e aumento do endividamento da estatal. O rating atual da estatal na Moody´s é “Ba2″, dois degraus abaixo do patamar considerado “bom pagador”.

Na Fitch, a estatal permanece grau de investimento, classificada com a nota “BBB-“, um degrau acima do patamar especulativo.

Nesta quinta, a S&P anunciou ainda o corte das notas de 31 empresas brasileiras, incluindo a Eletrobras, como desdobramento direto da perda do gau de investimento do Brasil.

O grau de investimento é um selo de qualidade que assegura aos investidores um menor risco de calotes. Ser considerada grau de investimento por pelo menos duas agências é uma exigência de grande parte dos maiores fundos de pensão e de investimento estrangeiros para comprar os papéis de uma companhia.

Leia aqui a matéria na íntegra.

** Acompanhe o PSDB-PE no Facebook e no Twitter

Ver mais