PSDB – PE

STF nega suspensão de ação contra Lula no caso tríplex

Foto: Agência O Globo

 

Brasília (DF) – Mais um revés para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o ministro relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou um pedido da defesa do petista para suspender a ação penal acerca da posse do apartamento tríplex no Guarujá (SP), que será julgada pelo juiz federal Sergio Moro. As informações são de reportagem publicada nesta quarta-feira (14) pelo portal da revista Veja.

Os advogados do petista queriam a suspensão do processo até que tivessem acesso a informações sobre os acordos de delação premiada negociados pelo ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, e pelo ex-diretor da empreiteira, Agenor Franklin Medeiros, com o Ministério Público Federal.

Na decisão, Fachin considerou a apresentação de informações sobre “eventual e incerto acordo de colaboração não celebrado” incabível, mas autorizou que o MPF informe, nas alegações finais, se o acordo tiver sido celebrado, caso não esteja sob sigilo.

No processo, Lula é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina, sob a forma de vantagens indevidas concedidas pela construtora OAS, incluindo a reforma e reserva do apartamento tríplex no edifício Solaris e a manutenção do acervo presidencial acumulado pelo petista durante seus dois mandatos, entre 2003 e 2010. Em depoimento ao juiz Moro no dia 10 de maio, Lula negou as acusações do Ministério Público Federal.

Leia AQUI a reportagem do portal da revista Veja.

Ver mais