PSDB – PE

STF retoma julgamento e relator analisa situação de réus do atual PR

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou há pouco o julgamento do mensalão do PT. Na sessão de número 25, o relator da ação penal, Joaquim Barbosa, analisa a situação dos réus do PL, hoje PR. São eles Bispo Rodrigues, Jacinto Lamas, além de seu irmão Antônio Lamas. A procuradoria-geral da República, no entanto, recomendou a absolvição de Antônio Lamas.

Na última quarta-feira, Barbosa afirmou a farta existência de provas contra os réus Pedro Corrêa, Pedro Henry, Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg e João Cláudio Genú, todos ligados ao PP. Além disso, o ministro comentou a participação de José Janene, ex-deputado e tesoureiro do PP, já falecido. Porém, quando perguntado pelo presidente Ayres Britto, o relator da Ação Penal 470 não quis manifestar seu voto de forma parcial. Barbosa já deu a entender que os cinco réus do PP serão condenados, uma vez que ele afirmou ter havido formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O capítulo em votação desde segunda-feira no STF é o mais longo do mensalão do PT e envolve o chamado “núcleo político” do esquema. São 23 réus envolvidos nesta parte da ação penal. Entre eles estão os caciques do PT José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.

Ver mais