Brasília – Nesta quarta-feira, o julgamento do mensalão do PT será retomado no Supremo Tribunal Federal (STF) com o voto do relator sobre a acusação de que 23, dos 37 réus da ação penal, participaram do esquema de corrupção. O ministro Joaquim Barbosa dará continuidade à leitura do voto sobre as acusações referentes ao capítulo seis, que trata os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha envolvendo os partidos da base aliada do governo Lula.
Nesta fase do julgamento, são julgados réus ligados ao PR, PP, PMDB, PTB e PT. Na segunda-feira, Barbosa afirmou não ter dúvidas de que houve esquema de compra de votos no Congresso Nacional.
Apesar de não ter concluído as sentenças para cada réu, o relator indicou que pretende condenar grande parte dos acusados desta etapa. Na última sessão, concluiu que os cinco réus ligados ao PP – Pedro Corrêa,Pedro Henry, João Cláudio Genu, Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg – cometeram crimes ao participar do esquema. Eles são denunciados por formação de quadrilha para cometer os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Na sessão de hoje, Barbosa vai proclamar o resultado parcial sobre condenações aos cinco réus. A previsão é que o relator dê continuidade aos outros subitens, referentes a PL (atual PR), PTB e PMDB.
O relator deve levar mais dois dias na leitura do voto. Em seguida, será a vez do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, se manifestar, depois os demais ministros votam.