PSDB – PE

TCU: Dilma tem 30 dias para explicar ‘pedaladas fiscais’ que maquiaram as contas do seu governo

18249042153_6b1e7c5b8f_zPela primeira vez na história um tribunal convoca um presidente a se explicar sobre supostas irregularidades em sua prestação de contas. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (17) com a presidente Dilma Roussef (PT).  O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que vai pedir à presidente que se explique, num prazo de 30 dias, sobre as suspostas irregularidades na prestação das contas de 2014. O julgamento que teve início nesta manhã será adiado.

A posição do relator das contas de gestão, ministro Augusto Nardes, de pedir explicações à Dilma, foi seguida por unanimidade pelos oito ministros votantes.

Nardes afirmou que irregularidades cometidas no ano passado em relação aos gastos públicos impedem a aprovação das contas de Dilma. No voto do ministro, lido por pouco mais de uma hora, o governo é acusado de ter feito uma dívida paralela de R$ 37,1 bilhões em função de atrasos de pagamentos de benefícios, subsídios e outras faturas, caso que ficou conhecido como pedaladas fiscais.

Técnicos do TCU apontaram várias irregularidades, incluindo as chamadas “pedaladas” fiscais, que permitiram ao governo segurar despesas com ajuda dos bancos públicos que pagam, por meio de transferências, benefícios como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

* Leia mais em reportagens do portal Folha/UOL e Estadão

 

Ver mais