O presidente Michel Temer virá a Pernambuco no próximo dia 19 para fazer de Suape o primeiro porto do país a ter sua autonomia devolvida pela União. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11/05) pelo Secretário-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, que esteve no Estado para um sobrevoo por Suape. Por meio de decreto, o presidente restabelecerá a independência dos portos brasileiros para a realização de concessões e arrendamentos.
Suape é administrado pelo governo de Pernambuco desde sua fundação, em 1974. Porém, em 2013, por iniciativa da presidente Dilma Rousseff (PT), os contratos de arrendamento das áreas portuárias passaram a ser feitos por órgãos federais. A medida paralisou licitações em andamento como a de terminais de veículos e de granéis líquidos. A nova Lei dos Portos, assinada por Dilma, tirou de 19 portos brasileiros a autonomia para realizar suas licitações.
Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), a decisão “extremamente equivocada” da ex-presidente foi fruto de disputa política que prejudicou o Estado em um dos seus ativos econômicos mais importantes como é o estratégico Porto de Suape. O tucano saudou a iniciativa do governo Temer de devolver a autonomia do porto, corrigindo assim esse grande equívoco do governo da petista.
“Essa é uma conquista de todos os pernambucanos. Fiz inclusive várias cobranças nesse sentido, na Câmara Federal, para que a gente resgatasse a autonomia do Porto de Suape. Foi uma decisão extremamente equivocada da então presidente Dilma que, por conta de disputa política, resolveu tirar a autonomia do porto de Pernambuco. Agora é feita a correção desse equívoco. Com isso, Pernambuco pode investir ainda mais na consolidação desse porto estratégico, atraindo novos investimentos e gerando mais empregos. Tenho certeza de que essa decisão do governo é resultado da mobilização de todos os políticos do Estado, mas especialmente da força de Pernambuco no cenário nacional”, comemorou Betinho.