
Dessas ambulâncias, oito são básicas e duas avançadas dotadas de equipamentos modernos para salvar vidas. Além dessas, a Prefeitura mantém com recursos próprios uma terceira ambulância avançada, duas ambulâncias no HUT, duas de apoio no transporte de pacientes para realização de exames, uma na UPA do bairro Renascença e três na reserva para casos de problemas eventuais, de forma que sempre tenha 100% das ambulâncias funcionando garantindo rápido atendimento para a população.
A frota de Teresina é 30% a mais do que determina o Ministério da Saúde na Portaria 1.864/GMS, levando em consideração a quantidade populacional da cidade.
O secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, comemora esse momento ao ver o resultado de um grande esforço administrativo. “Ter 100% da frota com ambulâncias novas servindo a população é motivo de satisfação. O Samu de Teresina está dentro dos padrões do Ministério da Saúde com quase a totalidade das chamadas conforme o tempo resposta estipulado pelo Ministério”, declara.
A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, reforça o empenho da Prefeitura de Teresina em aprimorar os serviços de saúde para a população. “Ambulâncias novas refletem na melhoria da qualidade do atendimento e no trabalho dos profissionais. Quando a FHT foi criada havia muitas reclamações dos serviços porque as ambulâncias velhas ficavam muito tempo em conserto. Naquela época iniciamos o trabalho de renovação da frota do SAMU e agora comemoramos esse resultado positivo”, cita. São 11 ambulâncias do Samu de Teresina para atendimento por meio do telefone 192.Da Prefeitura de Teresina