Em audiência pública, nesta terça-feira (27), com representantes do Ministério Público, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, da OAB-PE, do sindicato de trabalhadores do Judiciário Federal e de parlamentares, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) defendeu a imediata suspensão do plano de redução de zonas eleitorais no Estado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Peço encarecidamente que o Judiciário avalie o rezoneamento eleitoral. Para Pernambuco, essa medida acarretará na extinção de metade das zonas eleitorais, o que penalizará a todos, sobretudo as pessoas que moram no interior do Estado”, justificou a tucana em audiência realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado.
Pela resolução do TSE, Pernambuco perderia 88 das 151 zonas eleitorais. O TRE do Estado analisa em parceria com os cartórios eleitorais medidas que possam reduzir o número de zonas a serem extintas. Até 18 de agosto deste ano, o TRE-PE apresentará uma proposta alternativa à do TSE.