Recife (PE) – Um dos coordenadores da campanha do candidato Aécio Neves (Coligação Muda Brasil) em Pernambuco, o presidente do PSDB do Recife, André Régis, avaliou como extremamente positivo o resultado da votação que o Brasil deu a Aécio no segundo turno da sucessão presidencial.
Apesar da derrota eleitoral, Régis avalia que a campanha pela decência, contra a corrupção e em defesa da gestão, conduzida por Aécio, foi entendida por uma expressiva parcela do povo brasileiro. Prova disso, ressalta, é que o país se dividiu nas urnas dando uma apertada vitória à presidente Dilma Rousseff (PT).
“Tivemos uma expressiva vitória política. Lamentavelmente não eleitoral. O país ficou dividido. É lamentável a postura do nosso adversário de ter fomentado essa divisão, buscando uma vitória que, sem dúvida alguma, trará custos do ponto de vista da recomposição da unidade nacional e de uma democracia forte”.
O tucano agradeceu o empenho de todos na campanha de Aécio, principalmente ao PSB do ex-governador Eduardo Campos, e considerou que esse esforço resultou em praticamente um “empate” nas urnas, o que na sua avaliação revela que o modelo apresentado pelo PT se exauriu.
“Gostaria de agradecer a todos que se envolveram nessa campanha, uma campanha bonita, que resultou em praticamente um empate. Isso demonstra que o governo apresentou um projeto ao país e não conseguiu executá-lo e chega à sua reeleição enfraquecido, graças à compreensão da população de que o modelo apresentado pelo PT se exauriu. A tática do governo de se utilizar de todos os meios para ganhar a eleição foi um fator que resultou nesta vitória que precisa ser analisada com calma para podermos tirar as lições necessárias à construção de um Brasil decente, civilizado e economicamente viável”.
André Régis acredita que, no Nordeste, principalmente em Pernambuco, “o discurso utilizado pelo PT, do risco da descontinuidade dos programas sociais e o medo propagado” venceram o PSDB na região. “O que é lamentável. Deixamos de discutir os grandes temas de interesse do país para ficarmos numa campanha baseada em mentiras. Os programas sociais fomos nós do PSDB que criamos, a partir do Bolsa Escola, e que resultaram no Bolsa Família. Então não tinha porque a gente acabar o que a gente criou. O marketing político do PT assumiu uma função muito negativa do ponto de vista do debate eleitoral”.