
O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, prestou nesta sexta-feira (25) solidariedade às famílias atingidas pelo rompimento de uma barragem da mineradora da Vale, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.
“O PSDB se solidariza com as famílias atingidas e com o povo mineiro e espera que os danos pessoais e ambientais resultantes da triste tragédia de Brumadinho sejam integralmente reparados”, disse Geraldo Alckmin.
O líder do PSDB na Câmara a partir do dia 1º de fevereiro, deputado Carlos Sampaio (SP), por meio da sua página no Twitter cobrou uma investigação e punição dos culpados pelo crime ambiental.
“Minha solidariedade aos feridos e às famílias afetadas com o desastre ocorrido hoje em Brumadinho! Mais uma triste tragédia que precisa ser investigada e concluída com a punição exemplar dos responsáveis!”, tuitou Sampaio.
Os parlamentares mineiros também prestaram solidariedade a população atingida. O senador Antonio Anastasia (MG), disse esperar que “as autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias tanto para o imediato atendimento aos atingidos”.
“Minha solidariedade à comunidade de Brumadinho e de toda a região que certamente será fortemente impactada. É muito triste mais uma vez termos que vir lamentar uma tragédia que poderia ser evitada: o rompimento de uma barragem de rejeitos em Brumadinho, com danos intangíveis na vida das pessoas e no meio ambiente”, escreveu Anastasia.
O deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG) também lamentou a tragédia e relembrou o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.
“Trata-se de uma repetição do drama vivido em Mariana. Os prejuízos econômicos, sociais e ambientais são enormes, mas nada se compara a dor das famílias vitimadas. Que sejam apuradas as causas e punidos os responsáveis.”, disse Abi-Ackel.
O senador Aécio Neves (MG) também usou suas redes sociais para afirmar que a “tristeza e preocupação são os sentimentos que nos tomam, mais uma vez, em Minas Gerais” e disse ter “esperança de que a empresa e o Poder Público ajam com rapidez e eficiência no apoio à população da cidade e no controle dos danos ambientais que certamente atingirão a todos no Estado”.
Reportagem Shirley Loiola/Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros