Do Recife (PE) – Reportagens publicadas nos jornais desta quarta-feira (24/09) revelam que a nascente do Rio São Francisco secou e causa espanto e indignação na sociedade.
O problema da seca da nascente do Rio São Francisco foi tema do discurso da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta-feira (24).
A tucana fez um apelo para que o governo federal e os governos dos Estados, banhados pelo rio, discutam a situação calamitosa em que se encontra o São Francisco.
Segundo a parlamentar, o curso até a primeira queda d’água, a Cachoeira Casca D’Anta, só não secou totalmente porque outros rios ainda têm água. Essa nascente é a principal de toda a extensão do rio que tem 2.700 km.
O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
A deputada comentou que esteve recentemente em Petrolina, no Sertão, e ouviu as preocupações de empresários e da população. De acordo com Terezinha Nunes, eles acreditam que com o programa de Transposição das águas do Rio São Francisco, proposta pelo governo do PT, o rio será ainda mais agredido, pois mais a água será retirada do manancial, que já se encontra em nível baixo.