Recife (PE) – Presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) participou na tarde desta terça-feira (15) de uma blitz realizada pelo ministério Público Estadual no abrigo Lar de Jesus, no bairro da Torre, Zona Norte do Recife.
A ação contou com a participação da Vigilância Sanitária do Recife e da Delegacia de Proteção ao Idoso.
A comitiva constatou diversas irregularidades como a falta de estrutura da lavanderia, cujas instalações elétricas apresentavam risco de incêndio, e a presença de uma idosa com graves problemas de saúde. A família será intimada pelo MPPE a encaminhá-la a um hospital.
– Essa foi a primeira ação da Frente que tem como propósito não só denunciar as situações precárias que vivem a pessoa idosa, mas buscar apoio do poder público e encontrar soluções, explicou a deputada.
Segundo Terezinha, a situação dos abrigos na capital pernambucana será levada ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) para que sejam discutidas políticas públicas de proteção ao idoso.
A tucana defende que tais políticas sejam implementadas não apenas nas instituições já existentes, mas também naquelas que forem sendo criadas.
– Já solicitamos audiência para buscar solução para que a municipalidade possa atender a população carente acima de 65 anos. Dos 27 abrigos existentes na cidade, apenas dois são da prefeitura e, mesmo assim, oferecem menos de 100 vagas, lamentou a parlamentar, sugerindo a criação de instituições onde os idosos passem o dia no abrigo e à noite voltem para o convívio com a família.