PSDB – PE

Tucano alerta para problemas de abastecimento no Estado e sugere audiência pública para tratar do tema

Foto: Alepe
Foto: Alepe

O  anúncio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) de que captará o volume morto da Barragem de Jucazinho, deixando 12 cidades das regiões do Agreste e Zona da Mata Norte abastecidas por carros-pipa por até 15 dias, motivou o deputado estadual Antônio Moraes, presidente do PSDB de Pernambuco, a solicitar uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar de alternativas de abastecimento no Estado.

O parlamentar foi à tribuna da Casa, na semana passada, e alertou para o fato de que alguns municípios já chegam a passar 28 dias sem água e as previsões para as chuvas são “assustadoras”. O tucano sugeriu as comissões legislativas ouçam moradores, setores do agronegócio e gestores públicos para discutirem a oferta de recursos hídricos no Estado. “Precisamos nos prevenir. Onde buscaremos água se Jucazinho secar? Há caminhões-pipa para todas as cidades?”, questionou.

O sistema emergencial para exploração do volume morto de Jucazinho faz parte do conjunto de obras que a Compesa executa para reduzir o impacto da maior estiagem dos últimos 50 anos. O atendimento às cidades por carros-pipa começou no último dia 24/10.

Ver mais