
Pernambuco – O vereador do Recife, André Régis (PSDB), apresentou um projeto de lei que cria o programa de saúde bucal nas escolas da rede municipal de ensino da capital pernambucana.
A matéria tramita nas comissões da Casa.
No projeto, o vereador defende que o programa seja executado pela Prefeitura do Recife, através das secretarias de Educação e de Saúde, em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos da sociedade civil organizada.
– A avaliação se daria por meio de exames odontológicos feitos por profissionais da área de odontologia cedidos pela Secretaria de Saúde, ressaltou André Régis.
O vereador argumenta que “a higiene bucal é um fator relevante para a saúde das crianças”.
– Assim como uma boa alimentação e prática de atividades físicas, a higiene bucal é relevante para o bem-estar e a saúde do ser humano, em especial, a de uma criança ou adolescente. É um fator determinante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. Uma criança com boa saúde e higiene bucal será também um adulto mais saudável e com uma qualidade de vida melhor, justificou,
Pelo projeto do tucano, às escolas municipais e creches será atribuído o dever de fazer com que todos os alunos realizem a escovação dentária diária, após as merendas.
O não cumprimento da lei implicará em advertência aos gestores das escolas, ao secretário de Educação e ao prefeito.
O projeto de lei do vereador André Régis (PSDB) prevê ainda a distribuição de kits de higiene bucal através da prefeitura.
– Os kits devem ser distribuídos para que todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino e das creches do Recife façam sua escovação dental diariamente. Os kits devem atender aos seguintes itens: 5 (cinco) unidades de escovas dentais do tipo macia; 3 (três) unidades de pastas de dente de 90g; e 02 (dois) unidades de fios dentais de 50m, detalhou Régis.
*Com informações da Câmara Municipal do Recife
Acompanhe o vereador André Régis (PSDB) no Facebook e Twitter