Do Recife (PE) – Presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB-PE) se reuniu, nesta segunda (6), com o Grupo Peregrinos e Peregrinas do Nordeste (GPPN).
O parlamentar recebeu do grupo o manifesto “Grito de Denúncias das Vítimas de Suape”, um documento que denuncia os impactos sofridos pela população com a implantação do porto, colhidos durante as assembleias que integram o complexo portuário como Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Pontezinha.
As denúncias envolvem degradação ambiental, prostituição (notadamente com menores), drogas, violência, desemprego, problemas de moradia entre outras.
O deputado Betinho Gomes encaminhará o documento a todos os órgãos considerados importantes na busca de soluções para os problemas.
“A comissão está aberta para acolher esse debate. Estamos à disposição para alertar a sociedade sobre o tamanho desse problema”, destacou Betinho, ressaltando que a Comissão de Cidadania já realizou audiências públicas para tratar das questões de Suape.
Assinaram o manifesto, o Instituto Humanitas Unicap (IHU), Centro de Estudos Biblícos (CEBI), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Província Franciscana do Nordeste (OFM), Gabinete da Assessoria Jurídica as Organizações Populares (GAJOP), Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), Comunidade de Jesus em Feira de Santana, Primeira Igreja Batista em Bultrins e Aliança de Batista do Brasil.
* O tema foi destaque no Blog de Jamildo