Recife (PE) – Representante do PSDB no Conselho de Ética da Câmara Federal, o deputado federal Betinho Gomes (PE) defendeu um esforço amplo dos parlamentares, no colegiado e no plenário da Casa, para colocar um ponto final no processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB).
O tucano vai trabalhar, junto ao Conselho, para que seja realizada uma reunião extraordinária que defina a antecipação dos cronogramas já estabelecidos.
“A intenção é agilizar a conclusão do relatório, a fim de que possa ser encaminhado ao plenário da Câmara em favor da cassação do mandato de Eduardo Cunha e para que possamos encerrar definitivamente essa discussão”.
O deputado lamenta, no entanto, que a decisão do STF só preveja a suspensão das atividades de presidente e de parlamentar de Eduardo Cunha. Isso significa que não haverá a convocação de novas eleições, de imediato, para a Mesa Diretora.
“Para que haja novas eleições, é preciso que haja a cassação definitiva de Cunha seja pelo STF, seja no Conselho de Ética e no Plenário. Até lá, infelizmente, a Casa terá que conviver com o vice-presidente Waldir Maranhão no comando da Câmara Federal”.
*Da assessoria parlamentar com alterações