
De Recife (PE) – O deputado estadual Claudiano Martins Filho, do PSDB-PE, alertou para as dificuldades que enfrentam os produtores de leite no Agreste do Estado apeasar de o setor estar se recuperando com as chuvas.
Para o parlamentar, a razão da crise reside na Portaria Interministerial que autoriza as indústrias de laticínios a reidratar até 35% de leite em pó, o que tem levado o setor ao seu pior momento mesmo em comparação com o período da seca.
Segundo Claudiano, na próxima quarta (11), produtores de leite virão à Assembleia Legislativa do Estado socilitar apoio aos parlamentares.
O deputado disse que a portaria foi útil durante o período crítico da estiagem, quando a produção da bacia leiteira em Pernambuco passou de 2,3 milhões de litros leite por dia para 600 mil, mas agora não faz mais sentido.
O tucano acrescentou que, atualmente, a produção está em torno de 1 milhão e 600 mil litros leite por dia, mas a procura pela indústria continua pequena.
Claudiano Filho explicou, também, que a falta de compradores faz com que o preço do leite fique abaixo do esperado. Ele observou que, no período da seca, o litro custava um real e 40 centavos, e agora está em 80 centavos, mesmo com o aumento do valor da ração e dos insumos.
O parlamentar informou que após audiência com representantes do segmento em Brasília, esta semana, o ministro da Agricultura, Neri Geller, pediu um prazo até a próxima terça (10) para se posicionar.
Claudiano avaliou a portaria como desastrosa.
Ainda de acordo com ele, muitos produtores se endividaram para recompor seus rebanhos, refazer suas pastagens e agora enfrentam dificuldades.
* Com informações do Portal Alepe