O deputado federal e vice-presidente do PSDB, Carlos Sampaio (SP), disse nesta terça-feira (24) que a escolha do substituto do ministro Teori Zavascki – morto em um desastre aéreo em Paraty (RJ), na última quinta-feira (19) -, no Supremo Tribunal Federal (STF), terá de ser feita com muita tranquilidade pelo presidente da República, Michel Temer.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas, Sampaio afirmou que Temer acertou ao aguardar a definição, pelo STF, do novo relator da Lava Jato, antes de indicar um ministro para a vaga de Teori.
“O Temer, como constitucionalista que é, sabe a importância de indicar alguém que a própria sociedade olhe e fale este, de fato, é um conhecedor do Direito e vai fazer justiça na mais alta Corte do país. É um nome que o Temer tem que escolher com muita tranquilidade”, disse Sampaio.
O parlamentar – que foi líder do PSDB na Câmara e coordenador jurídico do partido – também afirmou que a morte de Teori “abalou a todos”. “Como coordenador jurídico do PSDB, eu estive com o ministro Teori em várias oportunidades. E ele era de uma fidalguia, de uma elegância e de um equilíbrio e bom senso marcantes. Uma pessoa avessa aos holofotes e 100% técnico”, disse.
ELEIÇÃO NA CÂMARA
Sampaio também foi questionado sobre a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara. A Constituição proíbe a reeleição de presidentes no Legislativo eleitos para mandato de dois anos, o que vem provocando uma polêmica envolvendo a possível candidatura de Rodrigo Maia, atual presidente. “Como ele (Maia) não foi eleito para um mandato de dois anos, mas sim de apenas 6 meses, ele pode ser candidato. Quem defende a tese da literalidade da Constituição são juristas renomados”, defendeu Sampaio.
“Até dentro do próprio Supremo existe essa perspectiva real de conceder-se a recondução, quando o mandato não é de dois anos, ou, minimamente, de a Corte entender que não é o caso de ela intervir numa questão que é ‘interna corporis’, ou seja, uma questão interna do Parlamento. Então eu tenho a segurança que o Rodrigo Maia será candidato sem nenhum questionamento jurídico que possa inviabilizar a sua recondução”, opinou.
ECONOMIA
Sampaio também falou sobre as perspectivas da economia para os próximos meses. E manifestou otimismo com a possibilidade real de retomada do crescimento neste ano. “O mundo já passou a olhar o Brasil com outros olhos, os investidores já viram que aqui está havendo uma mudança de rumo. Não quer dizer que em 2017 resolveremos tudo, mas as pessoas têm clareza que essa transição de 2017 para 2018 será muito profícua, infinitamente melhor do que passamos em 2016”, afirmou. E concluiu: “Isso me deixa muito feliz, porque acertamos ao permitir que o Brasil tivesse um fôlego e corrigisse seus rumos com o afastamento da Dilma e a posse do Temer”.
*Da assessoria do deputado