
Na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (16), o líder do PSDB na Casa, vereador André Régis, denunciou que escolas da capital estão funcionando em sistema de rodízio por falta de bancas e cadeiras para os alunos. As unidades afetadas pelo problema são as escolas Oswaldo Lima Filho e a Luiz Vaz de Camões.
“De forma absurda e injustificável, essas escolas funcionam em rodízio. Ora uma turma assiste aula e depois é dispensada para que outra venha a ter aula. A propaganda da Prefeitura da cidade do Recife em educação é absolutamente incompatível com a realidade, com o dia a dia enfrentado por professores, funcionários e alunos”, atestou o tucano.
O vereador André Régis tem pautado seus mandatos (exerce atualmente o segundo) pela fiscalização das escolas do Recife. É de iniciativa do tucano e sua equipe, a plataforma de mapeamento das unidades, disponível para qualquer cidadão no endereço eletrônico http://www.raioxdasescolas.com.br/raiox/.
O projeto rendeu ao vereador o convite, por parte do senador Cristovam Buarque, um dos congressistas reconhecidos nacionalmente por atuar em defesa da educação, para integrar um grupo de parlamentares que se dedicam ao tema.
O “Raio X das escolas” radiografa todas as unidades de ensino do Recife considerando os seguintes dados: prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a meta do ministério da Educação para cada unidade, temperatura e luminosidade das salas de aulas e a infraestrutura geral das escolas.