Pernambuco – Depois de vários questionamento do primeiro-secretário do PSDB-PE, deputado estadual Betinho Gomes, o governador Eduardo Campos (PSB) reconsiderou a fusão das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Governo.
A proposta estava incluída na reforma administrativa realizada pelo governador pernambucano recentemente.
Na avaliação de Betinho Gomes, a fusão poderia atenuar a importância das ações na área de desenvolvimento social, já que a pasta perderia sua autonomia, ficando subordinada aos critérios da secretaria de Governo.
Em reconhecimento à iniciativa do governo de Pernambuco, o secretário-geral do PSDB-PE ressaltou em nota pública o “bom senso” do governador Eduardo Campos e considerou o recuo “uma vitória dos movimentos e das entidades sociais, da sociedade civil e também da Assembleia Legislativa por debater de forma equilibrada um assunto de fundamental importância para o Estado”.
Leia nota na íntegra:
Governo do Estado usa o bom senso
“Defensor, desde o primeiro momento da manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no primeiro escalão do organograma administrativo do governo estadual, vejo como a prevalência do bom senso a notícia de que o governo do Estado não vai levar adiante a fusão da pasta com a Secretaria de Governo.
Desde o primeiro momento, questionei a possível fusão das pastas devido aos danos que essa iniciativa poderia causar à área social do Estado. Externei essa preocupação logo no início do debate em torno do projeto da reforma administrativa quando o secretário Décio Padilha esteve na Comissão de Finanças para apresentar a nova estrutura do governo.
Em seguida, quando o governo decidiu levar adiante a votação do projeto em Plenário sem considerar qualquer modificação, buscamos o diálogo com a sociedade. Passo, esse, que fortaleceu a nossa pressão. Fizemos questionamentos no plenário e nos posicionamos – eu, a deputada Terezinha Nunes e deputado Coronel Ramos – contrários ao projeto diante da resistência do governo em recuar.
Agora, o governo reconheceu os nossos argumentos e tomou a melhor medida para fortalecer as ações do Estado na área social. Essa é uma vitória dos movimentos e das entidades sociais, da sociedade civil e também da Assembleia Legislativa por debater de forma equilibrada um assunto de fundamental importância para o Estado.
Com essa mudança, vamos acompanhar a decisão do governo e votar favorável ao projeto 1750/13, que trata da reforma administrativa do Estado.”
Atenciosamente,
Betinho Gomes
Deputado estadual
O tema foi destaque no BLOG DA FOLHA e no BLOG DE JAMILDO