O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a Presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, assinaram nesta segunda-feira (13), em Petrolina, uma portaria que autoriza grandes descontos na liquidação das dívidas rurais referentes à titulação de lotes irrigados e taxas do K1 (cobrança por uso da água). A portaria foi viabilizada por uma emenda do deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) à lei que trata da renegociação de dívidas rurais do Nordeste, a 13.340/16.
O tucano tem a agricultura como sua principal bandeira de trabalho e acredita que a portaria aliviará os agricultores e viabilizará novos investimentos gerando mais trabalho e renda. “Esta portaria é um sonho muito aguardado pelos produtores da região. Os descontos nas dívidas e a titulação representam um dever de justiça com os colonos”, resumiu.
A solenidade contou com as presenças do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), do ministro Fernando Filho (PSB), do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), do senador Fernando Bezerra (PSB), e demais autoridades locais.