
“Não é um relacionamento marcado por projetos e programas políticos focados no Brasil, o governo só oferecendo espaço dentro do governo para sua base. A derrota de ontem mostrou que esse cansaço da sociedade [expressado nas manifestações de junho de 2013] refletiu no Congresso”.
A avaliação é do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) durante seminário de 20 anos do Plano Real, em São Paulo, nesta quarta-feira (12).
Na sessão desta terça-feira (11), 267 deputados votaram a favor da criação de uma comissão externa para investigar as denúncias de que funcionários da Petrobras estariam recebendo propina da empresa SBM Offshore, na Holanda.
O representante do PSDB na comissão será o deputado federal Carlos Sampaio (SP).
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (BA), considerou a votação histórica.
Segundo ele, os partidos aliados ao Planalto se colocaram acima dos interesses da gestão petista.
“Essa é uma noite histórica. A Casa mostra para todo o Brasil que cumpre com suas obrigações, principalmente a de fiscalizar e proteger a Petrobras. É uma vitória do Parlamento e a derrota da presidente Dilma”, afirmou.
O líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (PSDB-MG), destacou que o apoio dos partidos da base aliada foi fundamental para aprovar a proposta.
“Houve uma vitória do país, uma vitória do Congresso e uma derrota fragorosa da presidente Dilma. Há uma denúncia de corrupção sobre a maior empresa pública do Brasil e o governo se recursou publicamente a investigar o assunto”, destacou.
O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) criticou a tentativa da petista de colocar o Congresso de joelhos diante do Executivo.
“É uma derrota da presidente Dilma, uma vitória do Brasil e do Congresso. É uma reação à má gestão e a essa tentativa de colocar o Congresso de joelhos diante da força do Executivo. Mesmo participando da base do governo, os partidos se rebelaram contra esse estado de arrogância do Executivo e votaram com a oposição”, ressaltou.
* Com informações do Portal do PSDB na Câmara e do Valor On Line