PSDB – PE

Tucanos elogiam Judiciário no julgamento de Lula e defendem Lei da Ficha Limpa

“Lugar de corrupto condenado é pagando pelos seus atos, nunca exercendo cargos públicos”

A condenação do ex-presidente Lula em segunda instância e a ampliação da pena para 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP) reforçaram a confiança de tucanos no trabalho da justiça brasileira pela isonomia com que o Judiciário lidou com o caso.

Em seu perfil numa rede social, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) avaliou que políticos corruptos devem pagar pelos seus atos e jamais exercer cargos públicos. O tucano repudiou, ainda, os que defendem uma eventual candidatura presidencial de Lula por entender se tratar de uma “ameaça” à Lei da Ficha Limpa.

“Não podemos abrir a guarda dos poucos avanços conquistados contra a corrupção. Os que ameaçam derrubar a Lei da Ficha Limpa ameaçam a própria democracia no Brasil. Lugar de corrupto condenado é pagando pelos seus atos, nunca exercendo cargos públicos”, manifestou-se Daniel.

Pela Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo próprio Lula quando exercia a presidência, políticos que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, como é o caso do TRF-4, não podem concorrer em eleições pelo período de oito anos. Por unanimidade, os desembargadores da 8ª turma do TRF-4 mantiveram a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

“Brasil não será o mesmo a partir desse julgamento. Brasileiros de bem de peito lavado”

A presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, deputada estadual Terezinha Nunes, também usou seu perfil numa rede social para comentar a condenação de Lula. “Desembargadores do TRF-4 mostraram como deve se conduzir um tribunal sério, uma justiça exemplar. Julgaram como juízes e não como artistas de TV. Brasil não será o mesmo a partir desse julgamento. Brasileiros de bem de peito lavado. Justiça fez jus ao voto de confiança depositado pela sociedade brasileira. Levanta a cabeça Brasil”, disse a tucana.

*Leia mais sobre as manifestações dos tucanos em relação ao julgamento do ex-presidente Lula no site do PSDB na Câmara. Clique AQUI

Ver mais