A bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco se prepara para a primeira visita surpresa, prevista para amanhã, a uma cidade fora da Região Metropolitana do Recife para conferir queixas relatadas pela população acerca da situação de saúde no estado. A caravana de parlamentares, cuja rota é mantida em segredo para evitar a antecipação por parte do Governo, tem como objetivo denunciar situações que envolvam falta de cuidado no serviço público. Segundo o líder da bancada, o deputado Daniel Coelho, “a intenção é fiscalizar as obras, unidades do Estado e funcionamento dos serviços públicos para termos embasamento nas nossas cobranças”, antecipando à imprensa que a primeira localidade a ser visitada fica há duas horas de distância da Capital.
Daniel Coelho ainda revelou que a meta é visitar pelo menos dez cidades sugeridas em pauta parlamentar que ainda integra os deputados Maviael Cavalcanti (DEM), Ramos (PMN) e os tucanos Betinho Gomes e Terezinha Nunes, cujas presenças já estão confirmadas na blitz desta quinta (21). “A ideia é que cumpramos esta pauta ao longo do ano. As primeiras cidades foram escolhidas por terem problemas mais urgentes”, declarou ele à mídia.
A iniciativa surgiu a partir de denúncias publicadas na imprensa e foi motivada por encaminhamento dessas alegações por populares aos parlamentares, que já realizavam visitas surpresa a órgãos do estado, antes das eleições. O atual líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), por exemplo, foi um dos deputados que realizou pequena diligência informal ao Hospital das Clínicas, no fim do ano passado, para verificar a situação da unidade hospitalar que é uma das maiores referências e posto de atendimento traumatologias de urgência.