PSDB – PE

Tucanos lamentam morte do percussionista Naná Vasconcelos

Nana_Vasconcellos_Foto_de_Itamar_Crispim_2

Integrantes do PSDB de Pernambuco lamentam – em seus perfis nas redes sociais – a morte do percussionista Naná Vasconcelos que faleceu nesta quarta-feira (09/03) aos 71 anos. Ele estava internado desde o dia 29 no hospital Unimed Recife III e, hoje, teve uma parada respiratória, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo.

Naná sofria de complicações decorrentes de um câncer de pulmão. O velório será na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir das 14 horas e o sepultamento nesta quinta-feira (10/03) no cemitério de Santo Amaro.

Veja o que disseram os tucanos:

“Nossa gratidão ao mestre que ecoou o sons da nossa terra aos quatro cantos do mundo! Os tambores pernambucanos se calam para o céu  receber Naná Vasconcelos”, deputado estadual e presidente do PSDB de Pernambuco, Antônio Moraes.

“A obra de Naná encantou o mundo. Virou referência. O artista foi responsável por diversos projetos sociais, levando o Maracatu para comunidades carentes do Recife. Em 2003, tive a honra de entregar a Naná a Medalha do Mérito Cultural, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Deixo aqui minha solidariedade à família e amigos do inesquecível Naná Vasconcelos”, deputado federal Bruno Araújo.

“Pernambuco está de luto hoje. Naná Vasconcelos foi um grande percussionista e, mais ainda, um grande condutor da cultura pernambucana. Dizia até que aprender teoria musical através do corpo era como andar de bicicleta, nunca se esquece. Mas seremos nós, Naná, que nunca esqueceremos do seu batuque. Vá em paz”, deputado federal Betinho Gomes.

“Perdemos um músico virtuoso e sensível que levou os sons do nosso país aos grandes espetáculos musicais do mundo sem jamais esquecer as suas raízes. Ao regressar ao Recife, consagrado pela crítica internacional com oito prêmios Grammy, Nana Vasconcelos dedicou seu talento para reunir grupos culturais de matriz africana e indígena de diferentes comunidades da Região Metropolitana do Recife, levando-as a estrelar a abertura oficial do carnaval recifense, evento que se tornou tradição na cidade. Manifestamos nosso sentimento de perda e de agradecimento e reconhecimento pela brilhante trajetória humana e artística de Nana Vasconcelos”, presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis.

“Faleceu Naná Vasconcelos grande ícone da cultura pernambucana. Ficamos mais pobres”, presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes.

“Tambores silenciados: Luto pelo querido e talentoso percussionista Naná Vasconcelos. Mais um mestre da nossa cultura se foi”, ex-vereadora Aline Mariano.

“Fica aqui o respeiro e admiração do Tucanafro-PE por Naná Vasconcelos por ele ter quebrado todos os paradigmas com um simples instrumento do nosso povo chamado berimbau”, presidente do Tucanafro de Pernambuco, Paulo Triguinoso.

Ver mais