PSDB – PE

Tucanos lamentam morte do senador Luiz Henrique: a política fica mais pobre

Parecia um domingo festivo. O senador Luiz Henrique Silveira (PMDB-SC) almoçou com a família em Joinville e, por volta das três da tarde, subindo as escadas, ao caminho do quarto, uma dor lancinante o atingiu. A respiração faltou. O Samu foi imediatamente acionado. Mas era tarde.

Um infarto fulminante pôs fim à vida do ex-prefeito de Joinville por três mandatos, deputado federal, deputado estadual, governador de Santa Catarina por duas vezes (entre 2003 e 2010) e senador por Santa Catarina.

Luiz Henrique tinha 75 anos. Deixa mulher, duas filhas e uma grande lacuna no Senado Federal, onde foi capaz de unir, à unanimidade, o respeito dos seus pares, pelas qualidades de homem probo, reto, atento e comprometido com a causa pública.

O corpo do senador será velado nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Estadual de Santa Catarina, em Florianópolis. O enterro está marcado para às 16h30, no Cemitério Municipal de Joinville.

O Senado Federal decretou luto oficial por três dias e parlamentares do PSDB lamentaram a morte súbita do colega catarinense.

NOTA DE PESAR

“O PSDB lamenta profundamente o falecimento do grande homem público Luiz Henrique da Silveira. O senador Luiz Henrique pautou sua vitoriosa trajetória política pela defesa intransigente das liberdades democráticas no Brasil e da ética no exercício da vida pública. Prestamos, nesse momento de profunda dor, nossa solidariedade à sua família e ao povo catarinense que sempre o reconheceu como o grande líder que foi.”

Presidente nacional do PSDB – senador Aécio Neves e família.

Cássio Cunha Lima

O líder do PSDB do Senado, Cássio Cunha Lima (PB), afirmou que o senador Luiz Henrique, além de ser um homem de trato afável, gentil e leal, era um político sério, comprometido, defensor das mais altas causas democráticas e altivo, probo e admirável. “Vai fazer muita falta” – confessou, com a voz embargada. “Que Deus ampare a família neste momento de tanta dor” – disse o líder.

Alvaro Dias

“Uma grande perda de um político experiente e dedicado! Luiz Henrique esteve conosco em grandes batalhas no Congresso e sempre teve uma postura ética, defendendo com maestria o Estado de Santa Catarina, do qual foi governador. Nossa solidariedade à família e aos amigos”.

Aloysio Nunes

“Morreu Luiz Henrique, senador por Santa Catarina, amigo fraterno, homem de bem, político exemplar: que pena!”

Paulo Bauer

“Lamento com pesar o falecimento do meu amigo e colega de Senado Luiz Henrique da Silveira. Sua vida pública dedicada à defesa e valorização da democracia e seus exemplos de dedicação em favor dos catarinenses e dos brasileiros será lembrada para sempre. Como seu amigo pessoal, ex-secretário de Estado da Educação de seu governo e parceiro de campanhas e política, apresento meus sentimentos aos seus familiares pedindo a Deus que conforte a todos”.

Antonio Anastasia

“Com tristeza, lamento o falecimento do Senador Luiz Henrique. Nestes poucos meses de convívio, no Senado, pude testemunhar seu espírito cívico e sua dedicação aos grandes temas nacionais. Perdemos um grande democrata e uma destacada e respeitável liderança política. Meus sentimentos à sua família e ao povo de Santa Catarina pela grande perda”.

José Serra

“Falecimento do senador Luiz Henrique: grande perda para Santa Catarina e para o Brasil. Companheiro de lutas contra a ditadura militar, prefeito de Joinville, deputado, ministro, duas vezes governador do seu estado. Perco um amigo. Em 2010, ele coordenou minha campanha presidencial em Santa Catarina, onde obtive minha maior vitória”.

* Da Liderança do PSDB no Senado

Ver mais