Deputados do PSDB protocolaram nesta terça-feira (12) o Projeto de Decreto Legislativo 26/2019 que impõe novas regras à ajuda de custo a parlamentares para despesas de mudança e transporte.
Com o objetivo de racionalizar os recursos públicos, os tucanos sugerem o fim do pagamento do benefício em caso de reeleição ou eleição consecutiva.
Assinam a proposta os deputados Daniel Trzeciak (RS), Lucas Redecker (RS), Celso Sabino (PA)e Tereza Nelma (AL). “A esperança é de aperfeiçoar o pagamento dessa verba”, explicam os deputados.
Os quatro parlamentares exercem o primeiro mandato na Câmara e afirmam que o sentimento da sociedade é por mudança, inclusive pelo fim de privilégios.
“Entendo que o deputado que foi reeleito não faz mudança alguma. Ele permanece em Brasília e, apesar disso, recebe o auxílio duas vezes: terminando a legislatura e começando a nova legislatura. Em um momento de crise é preciso fazer cortes. É inadmissível um pagamento como esse quando não há mudança alguma”, explicou Daniel Trzeciak. Segundo o deputado, ações como essa visam moralizar a política.
“As pessoas esperam isso de nós”, destacou Celso Sabino. “Não é justo e nem moral um parlamentar que já mora e exerce suas atividades em Brasília receber um auxílio mudança”, completou.
*Do PSDB na Câmara/Foto: Alexssandro Loyola