No primeiro dia de trabalhos legislativos, os estreantes na Câmara dos Deputados, Daniel Coelho e Betinho Gomes (PSDB-PE), usaram seus perfis no Facebook para comentar o início da trajetória na oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Daniel postou logo cedo uma foto assinando mais um pedido de instalação de uma nova CPI para apurar as denúncias de irregularidades da Petrobras. Na legenda, o aviso: “Assinando a CPI da Petrobras. Vamos buscar apoios em todos os partidos para investigar e esclarecer os casos de corrupção que tem indignado o país”.
Já Betinho Gomes comentou o recente reajuste do preço dos combustíveis. “O primeiro impacto no bolso sentido pelo brasileiro é na hora de abastecer o carro. O consumidor, que até domingo pagava, em média, R$ 2,80 por um litro do combustível, agora tem que desembolsar cerca de R$ 3,40. Esse aumento no preço da gasolina é mais uma face de um governo desajustado que perdeu o controle das finanças do país. O povo, mais uma vez, está sendo penalizado pela má gestão que acontece na Petrobras”.
Também pelas redes sociais, outros deputados do PSDB que assumiram mandato parlamentar na Câmara Federal pela primeira vez relataram as primeiras impressões da Legislatura, reafirmando compromissos e destacando o protagonismo do partido como oposição. A informação é do portal do PSDB na Câmara.
Os tucanos têm destacado ainda a derrota vergonhosa do governo Dilma na eleição para a Presidência da Câmara e alertado para a necessidade de atuarem unidos contra a corrupção que tomou conta do governo federal, sobretudo da Petrobras.
Em entrevista ao Jornal de Jundiaí, o deputado Miguel Haddad (SP) falou da importância do Congresso para o momento vivido pelo Brasil. Segundo ele, os deputados precisam destravar o crescimento econômico do país. “Com a base aliada à presidente Dilma dando sinais de cansaço, o momento político pedindo mudanças e o surgimento de uma ala dissidente do PT – o que ficou claro na eleição para presidência da Câmara – o novo Congresso Nacional, que tomou posse no último domingo , adquire maior importância e pode ter um papel inovador”, destacou.
O tucano deu o tom da jornada que o PSDB irá empreender já neste início de legislatura. “Vamos trabalhar aqui dentro pela transparência, pela investigação da corrupção e pela abertura de diversas CPIs. Faremos uma oposição clara, séria e responsável”, disse Miguel.
Já Alexandre Baldy (GO) afirmou que vai utilizar o mandato como ferramenta para atender as demandas da população e ajudar a construir um país melhor – “Brasil crescendo, se desenvolvendo e livre de corrupção”, resumiu.
Já o deputado Pedro Vilela (AL) ressaltou a importância da atuação da bancada tucana para a cena nacional. “Temos a responsabilidade de liderar a oposição ao segundo governo da presidente Dilma, que já começou muito mal com medidas como o corte do orçamento da Educação e um mal planejado aumento no preço dos combustíveis. Sem falar na desastrosa gestão da Petrobras”, alertou.
Também via Facebook, Eduardo Cury (SP) destacou o compromisso assumido, ao tomar posse como deputado, de cumprir a Constituição, observar as leis e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. “Renovei também outro compromisso que assumi com você durante a campanha do ano passado: vou defender na Câmara a liberdade, a educação, a família, a meritocracia e o empreendedorismo. Desses valores, eu não abro mão!”, postou o tucano às pessoas que seguem sua página.
A deputada Geovânia de Sá (SC) reforçou o compromisso de lutar por um SUS mais justo. “A saúde é o principal problema, a maior carência da população. Sem saúde, sem acesso a ela, as pessoas nada conseguem fazer. Por isso, este será meu foco. Pretendo trabalhar sobre esse tema e tentar levar uma solução para Santa Catarina e reforçar o caixa do Hospital São José, São Donato e os demais hospitais da região”, afirmou a deputada em entrevista a uma rádio catarinense. A tucana tem participado de várias reuniões com ministros e a bancada do estado.