PSDB – PE

Delator do petrolão é ouvido hoje em CPI da Petrobras. Ao TCU, responsabiliza Dilma por compra de Pasadena

A CPI da Petrobras ouve na tarde desta terça (05/05) o ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A reunião ocorrerá às 14h30, no plenário 5.

A última vez em que o ex-diretor veio ao Congresso foi em dezembro, durante acareação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras com o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró.

Em defesa ao Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Roberto Costa responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006, segundo reportagem publicada nesta terça (5) em O Estado de S. Paulo.

O jornal teve acesso ao documento entregue em fevereiro pelos advogados do ex-executivo. Ele diz que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino.

“É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI (Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês) foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobrás, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff”, afirma trecho destacado pelo Estadão.

Na compra da refinaria de Pasadena, o TCU apontou prejuízo de US$792 milhões, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012.

Ver mais