
Além da reflexão do resultado eleitoral, o pós-campanha também deve ser recheado de aspectos a serem levantandos, sejam positivos e também negativos, uma espécie de “Análise de Swot”, onde o personagem político coloca na balança todos os parâmetros acertados e também não acertados. Os brasileiros puderam observar uma das eleições mais diferenciadas da história recente da nossa democracia, fatos e fatores que mudaram em menos de 24 horas todas as projeções ou apostas possíveis, eleição é isso, uma dinâmica que nem sempre o seu humano está apto a entender.
Do ponto de vista local, o PSDB de Caruaru encerra 2014 de cabeça erguida, maior do que nunca foi, fortalecido, fazendo política na adversidade algo que já se tornou praxe em nossas batalhas, sejam no aspecto partidário ou eleitoral. O primeiro paradigma que quebramos, ao assumirmos o comando do maior partido de oposição em 2013 foi construirmos uma Comissão Executiva plural, sem vício familiar algum e com abertura para a sociedade caruaruense, passamos no teste com média alta. Demos início ao trabalho da consolidação dos segmentos partidários, pilares fundamentais para a organicidade da legenda, somado também a participação em disputas estudantis secundaristas e universitárias.
O Natal Solidário que no próximo mês tem sua terceira edição, também é outro movimento, na ótica social, que o PSDB local encabeça, sempre assistindo uma localidade necessitada na periferia da cidade. Sem esquecer também da inserção do partido em pautas importantes das Políticas Públicas da cidade, seja na temática de Juventude, da Saúde, da Educação, da Economia, e da Mobilidade Urbana. Os Pedidos de Informações ao Poder Executivo ao Palácio Jaime Nejaim, que visa tentar fortalecer o sistema das instituições pouco democráticas e microscopicamente transparentes. Já no período pré-junino a pesquisa de campo que relacionou o Setor Hoteleiro com a Copa e o São João, debate rico do ponto de vista econômico, onde comprova que não é difícil pensarmos nossa cidade.
Como não registrar também a vinda, pela primeira vez, do Senador e Presidente Nacional do PSDB, Aécio Neves, à Terra de Vitalino, momento singular do ponto de vista histórico, trazendo toda uma perspectiva de novo pensamento de Brasil, de nação, de país! Organização 100% coordenada por este PSDB local que durante a eleição presidencial, quebranco mais um das dezenas de paradigmas abriu o até então único comitê (o primeiro de um candidato do partido na cidade) do presidenciável tucano no estado de Pernambuco, de forma proposital numa rua onde a vida inteligente reina, a Silvino Macedo, carinhosamente conhecida como “Rua da Má Fama”, onde se transformou no nosso “QG” durante os últimos três meses. O PSDB de Caruaru no Twitter, no Facebook, no Instagram!
2014 foi o ano que pela primeira vez em sua história o PSDB de Caruaru Coordenou a campanha de um presidenciável tucano, historicamente sempre as candidaturas presidenciais tucanas na cidade ficaram a reboque de lideranças não psdbistas. Colocamos nosso partido na pauta da imprensa local e regional, não só apenas no período eleitoral, mas de forma periódica, reuniões, debates, conversas, encontros. Passado tudo isso, levando em consideração que Política, a boa Política, é a arte de transformar a vida das pessoas, a estratégia agora tem foco municipal, majoritário e proporcional, como de forma pública e notória algo comprovado que não temos DNA para coadjuvâncias, e na adversidade, parafraseando Mário Covas, diante dela só existem três possibilidade: Enfrentar, Combater e Vencer. Viva a Social Democracia Brasileira!
* Raffiê Dellon é presidente da Juventude de Pernambuco