PSDB – PE

“Vamos estimular as pessoas a ter uma militância pós-eleição”, diz Aécio em entrevista

aecioO presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concede entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira (22). Entre outros temas, o tucano ressalta que o governo do PT vai “provar do seu próprio veneno da economia”. E avisa: não apoiará criação de novos impostos.

 

Abaixo trechos da entrevista:

A ilusão do governo

Acho que fica difícil para este governo sustentar o discurso da eleição. O país cantado para os brasileiros –equilibrado, próspero, com inflação sob controle– é, na verdade, uma grande ilusão. A cada medida que o governo anuncia, ele, na verdade, corrobora todos os alertas que fizemos na campanha eleitoral.

 

O neoliberalismo petista

Na verdade, estamos vendo uma grande esquizofrenia, uma contradição entre aquilo que se anuncia e aquilo que o governo vem praticando. Conheceremos o neoliberalismo petista [risos]. Vamos ver até quando as convicções da presidente se alinharão com as da equipe que ela nomeou.

 

Próprio veneno

Qualquer alteração de direitos trabalhistas teria que ser negociada com as centrais sindicais. Estamos voltando ao tempo do pacotaço. Para se alcançar o superávit proposto pela nova equipe, de 1,2% do PIB, é preciso um ajuste em 2015 de R$ 100 bilhões. De onde vai vir isso? O governo vai provar seu próprio veneno.

 

Crime eleitoral

Fui o primeiro a assumir a derrota, quando liguei para a presidente. Mas a vitória não dá salvo-conduto a ela. Se houve ilegalidade, existem outras sanções [fora a perda do mandato]. Se amanhã ficar provado que os Correios omitiram material dos adversários para favorecer o governo –o que não muda a eleição, mas é um crime–, essa pessoa tem que ser responsabilizada.

 

Militância

O PT, pela primeira vez, enfrentará uma oposição que reflete o sentimento de uma sociedade. Agora, não vamos cometer o erro crasso de personalizar a oposição. A oposição tem que ter vários rostos. A Marina [Silva] é, o PSB é, e nós somos oposição. Vamos estimular as pessoas a ter uma militância pós-eleição. Esse é o maior ativo. É uma coisa viva. É isso que assusta o PT.

 

Brasil real x Brasil oficial

Quero continuar mostrando o Brasil real em contraponto à propaganda oficial. Quero fazer, por exemplo, uma viagem desde São Roque [de Minas], onde nasce o rio São Francisco, até onde ele se encontra com o oceano.

 

Luta política

Quero me reencontrar com as pessoas que sonharam comigo, com um tempo novo. Perdi a eleição, não perdi a luta política. O governo está ajudando a mostrar que eu estava falando a verdade, e não eles. Não preciso ser candidato à Presidência para continuar atuando. A candidatura não é uma carreira.

 

*A íntegra da entrevista clicando AQUI

Ver mais