PSDB – PE

Vaz de Lima alerta para impacto de altos índices inflacionários em 2013

Parlamentar também critica o forte protecionismo demonstrado pela administração do PT

Brasília – O ano de 2012 foi marcado pelos elevados preços de alimentos e serviços, além dos altos índices inflacionários, que ultrapassaram significativamente a meta prevista pelo governo. Fixada pelo Banco Central em 4,5%, a inflação encerrou o ano chegando a 5,84%, o terceiro resultado consecutivo acima da meta. Para 2013, os especialistas não são otimistas: segundo o jornal O Estado de São Paulo, economistas de consultorias privadas, bancos e institutos de pesquisa independentes preveem um número igual ou superior a 6% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Para o deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP), integrante da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, caso o governo não tome providências, o crescimento econômico do país estará seriamente comprometido. “O governo está optando por fazer grandes maquiagens em suas contas, o que afasta os investidores. Afastando os investidores, o Produto Interno Bruto (PIB) não cresce. Portanto, isso vai refletir na inflação. Ou você tem um crescimento da economia ou acontece a inflação”, aponta.

O parlamentar também alerta para o forte protecionismo demonstrado pela administração do PT. “O governo está travando investimentos internacionais, interferindo nas taxas de câmbio. Esse intervencionismo é prejudicial para a economia. O Brasil precisa desafogar suas contas. De outra forma, a demanda reprimida do mercado só vai piorar”, considera.

Como consequência, o Brasil perde cada vez mais a confiança de fundos de investimentos estrangeiros, que preferem fazer aplicações em outros países emergentes por conta da elevada carga tributária e interferência governamental brasileira. A redução dos ativos financeiros administrados em solo local diminui a capacidade de financiamento das empresas brasileiras, pela Bolsa de Valores, e do governo, pelo mercado de títulos públicos. De acordo com o deputado tucano, o prejudicado é o povo brasileiro. “No caso da América Latina, quem se beneficia com essa questão são países como México, Peru, Colômbia. Tudo por conta dessa política econômica equivocada aplicada pelo governo federal brasileiro”, afirma.

Indústria – O enfraquecimento da economia brasileira também traz sérias consequências para a produção industrial e o mercado. Sem dar sinais de fortalecimento, a produtividade do setor acumula quedas consecutivas. Segundo o jornal Valor Econômico, a produtividade industrial recuou 0,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 18 setores pesquisados, oito perderam eficiência ao longo de 2012. Vaz de Lima acredita que o fraco desempenho, somado à falta de investimentos e ao custo elevado da mão de obra, resulta em um prognóstico desfavorável ao desenvolvimento econômico. “Acaba se dando o mesmo processo que se dá para as contas externas, a demanda reprimida do mercado gera a perda de produtividade e competitividade das indústrias brasileiras”, completa.

Do PSDB Nacional

Ver mais