Os partidos têm até o próximo dia 15 para apresentar nos cartórios eleitorais o registro dos candidatos a prefeito e vereador. No dia seguinte, uma terça-feira (16), começa o período de propaganda eleitoral nas ruas e na internet, de acordo com calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a campanha oficializada, os candidatos poderão usar alto-falantes ou veículos das 8 às 22 horas, além da distribuição de material de propaganda impresso, caminhadas e carreatas. A campanha poderá ser feita até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições.
Comícios e reuniões públicas em local fixo deverão se encerrar três dias antes do pleito. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ocorrerá de 26 de agosto a 29 de setembro, terminando três dias antes do primeiro turno. No dia 30, ainda será permitida a veiculação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.
Os partidos e coligações deverão declarar à Justiça Eleitoral os gastos de campanha do dia 9 ao dia 13 de setembro de doações que, nessa campanha, só podem receber recursos do Fundo Partidário e de doações de pessoas físicas.
A disputa em segundo turno só ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores. Começará em 30 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa até dia 15/11 e termina a dois dias da eleição. O prazo para comícios até três dias antes e para campanha nas ruas até a véspera do pleito também vale para o segundo turno.
*Com informações do Brodcast Político