PSDB – PE

Vellozo Lucas avalia que PT inibe investimentos estrangeiros em petróleo no Brasil

Brasília – O engenheiro Luiz Paulo Vellozo Lucas disse que um dos principais efeitos danosos da gestão do PT para a Petrobras é a exclusão do Brasil como destino de investimentos de empresas petrolíferas internacionais. “Em 2012, as empresas estrangeiras investiram US$ 200 bilhões em petróleo, em todo o mundo. Quanto disso veio para o Brasil? Zero. Nada beneficiou o país, em razão dessa política imposta pelo PT”, afirmou o tucano, ex-prefeito de Vitória pelo PSDB, um dos palestrantes do evento “Recuperar a Petrobras é nosso desafio – PSDB: A favor do Brasil, a favor da Petrobras”, nesta terça-feira (12).

Vellozo considerou a modificação do marco regulatório do petróleo, empreendida em 2009 – determinando a obrigatoriedade da presença da Petrobras nas atividades de extração de petróleo no território nacional – “o maior erro de política econômica da história contemporânea do país. Para o engenheiro, a medida foi prejudicial por inibir a atuação de investidores estrangeiros e também por atribuir sobrecarga da responsabilidades à companhia.

Segundo ele, a mudança teve forte conotação política. “O PT identificou uma boa oportunidade para criar uma saia-justa para a oposição”, observou.

Com a alteração no marco regulatório, de acordo com o engenheiro, o governo petista dinamitou em definitivo um sistema de gestão da empresa vigente desde a gestão Fernando Henrique Cardoso. “A Petrobras era conduzida com foco em estratégias e resultados sob o comando do PSDB. O PT, por sua vez, está sendo fanfarrão no comando da empresa”, resumiu.

Ver mais