PSDB – PE

Vereador do PSDB cobra atenção aos meninos de rua

ARPernambuco – O vereador do Recife, André Regis (https://twitter.com/andregis), do PSDB, ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (12) para cobrar das autoridades mais atenção com as crianças que invadem os sinais das ruas da capital pernambucana.

Segundo o parlamentar, a indiferença do poder público ao problema é “inconcebível”. Denunciou o tucano a falta de políticas públicas competentes para atender os meninos de rua e pretende realizar uma audiência pública para discutir alternativas para o problemas.

“O poder público não está garantindo respeito a essas crianças. E elas precisam ser respeitadas, ser tratadas como cidadãs pois são vítimas inocentes do descaso dos governos”.

Leia íntegra do pronunciamento do vereador André Regis:

“É inconcebível que se discuta o tema Recife 500 anos, com as crianças nas ruas aglomerando-se em sinais de trânsito fazendo malabarismos, inclusive com fogo, e pedindo esmolas para ter o que comer sob a total indiferença do poder público. Parece até que essas crianças não existem. Não vimos, até agora, qualquer pronunciamento da prefeitura do Recife ou de seus líderes, nem de seus gestores ou secretários, acerca do crime que está sendo cometido contra as nossas crianças nas ruas do Recife.

Quem mora em qualquer bairro da cidade é capaz de encontrar com facilidade, grupos de crianças em sinais de transito. E essas crianças são tratadas como “não crianças”, como se fossem invisíveis. As pessoas param o carro, observam e seguem. O que nos deixa o seguinte questionamento: do que adianta se ter o sistema mais institucionalizado do Brasil – temos o ministério público estadual e federal, o ministério público do Trabalho temos a polícia, temos a magistratura, as casas legislativas, o poder executivo, tudo isso custando muito caro –  mas com pouca sensibilidade para resolver o problema real que é o de tratar essas crianças com a necessária decência. Elas são vítimas inocentes a procura de um trocado, inclusive muitas vezes de forma forçada e com metas para chegar em casa com um determinado valor. E tudo isso concorrendo com a escola, ou seja, elas têm a escola, mas lá não vão. Eu vejo se discutir de tudo aqui nessa Casa, menos o que é prioridade que é tirar essas crianças das ruas.

O vereador afirmou que não vê políticas públicas que sejam competentes para tirar essas crianças dessa situação. “E eu estou arguindo o indefensável: quem é que vai defender essa situação? Para piorar ainda temos o comportamento anti-futuro de muitos dois nossos cidadãos que ao parar num sinal e vendo uma criança pedir esmolas ou fazendo malabarismos com fogo ou outros instrumentos, abrem o vidro e entregam moedas. Está faltando política pública para esclarecer e educar a população. A população tem que ser educada para que contribua com o poder público.

Se não for feito isso nós não iremos resolver essa situação que é da maior gravidade. Esse quadro recifense é desumano, é violador dos direitos humanos das crianças como, aliás, as nossas escolas públicas o são. As escolas públicas municipais do Recife são espaços de violação da dignidade das crianças. Consome milhões de reais por ano – ouvi o líder do governo dizer que a prefeitura vai aportar mais R$ 15 milhões este ano – que serão jogados no lixo porque não irão garantir o mínimo de dignidade para essas crianças. O poder público não estão garantindo respeito e elas precisam ser respeitadas, precisam ser tratadas como crianças, pois são vítimas inocentes do descaso dos governos.

Vamos colocar esse tema na agenda, pois é inadmissível que essas crianças continuem sendo “invisíveis: Onde está o prefeito quando anda pelas ruas, quando para num sinal e vê uma criança ao lado, na rua, abandonada pela indiferença dos poderes públicos. Trata-se, aliás, de cenas absolutamente constrangedoras para quem tem uma criança no seu carro e pergunta aos pais porque aqueles menores estão abandonados nas ruas.

Confira mais notícias no https://www.facebook.com/PSDBPE?ref=hl

https://twitter.com/PSDB45PE

https://twitter.com/Sergio_Guerra

Ver mais